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Alimentos Funcionais e sua Importância na alimentação
Saiba os benefícios que estes alimentos podem oferecer a sua saúde e aproveite ao máximo seus nutrientes!

Fala aí pessoal!

Em um tempo onde o consumo de alimentos industrializados e fast foods fazem grande parte da dieta de muitas pessoas, ou por falta de tempo ou por hábito, gradativamente deixamos de lado a preocupação com a quantidade de nutrientes que nossa comida possui, ou com o bem que fazem para nosso organismo. Aqueles alertas que nossos pais e/ou avós sempre nos falavam para comermos bastante verduras, saladas bem coloridas, e comidinhas com mais "sustância", vão sendo substituídos por nosso cérebro, por algo nos dizendo que temos que comer rapidamente, senão nos atrasamos para nossos compromissos. E, a cada refeição realizada, deixamos de lado nutrientes tão importantes a nossa saúde.


Alimentação é uma questão de escolha, de fato. E tais escolhas, para que sejam as melhores possíveis para nossa saúde de uma maneira geral, podem ser realizadas visando o sabor, tempo de preparo e principalmente os nutrientes, essenciais ao corpo. Diante estas características, destacamos neste post os alimentos funcionais.

Mas afinal, o que são alimentos funcionais?


Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecer os recursos nutricionais diários que necessitamos como por exemplo quantidade de carboidratos, vitaminas, etc, também estimulam reações metabólicas, fisiológicas ou outro tipo de reação em nosso organismo, que o ofereça benefícios ao realizar seu consumo diário.

Os alimentos funcionais são divididos de acordo com os componentes que possuem e seu respectivo efeito em nosso organismo. Entre alguns exemplos, citaremos à seguir:

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3

Este componente possui ação anti-inflamatória, além de atuar no combate ao colesterol ruim (LDL). Encontrado em peixes marinhos como sardinha, atum, anchova, truta, salmão, etc.

ÁCIDOS GRAXOS MONOINSATURADO (ÁCIDO OLEICO) E POLIINSATURADOS (ÁCIDO LINOLEICO)

Reduzem a pressão arterial, auxiliam na resposta imunológica, combatem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e células cancerígenas. Encontrados com facilidade em castanhas, nozes, amendoim, amêndoas, abacate, azeitonas, óleos de origem vegetal como o óleo de canola, azeite de oliva, entre outros.

BETACAROTENO

Além de auxiliar no controle da pressão arterial, o betacaroteno é responsável pelo desenvolvimento dos tecidos epiteliais, auxilia na formação de melanina e otimiza a visão. É encontrado em frutas e verduras alaranjadas como o pêssego, manga, cenoura, abóbora, no pimentão vermelho, amarelo e acerolas.

CATEQUINAS 

Estes antioxidantes possuem funções importantes na eliminação dos radicais livres. Portanto, são grandes aliados no combate de certos tipos de câncer, como o de pele, de esôfago e gástrico, auxiliam na redução do colesterol e estimulam ao correto funcionamento de nosso sistema imune. Estes são encontrados em frutas vermelhas como cerejas, amoras, framboesas, no chá verde, no mirtilo e no vinho tinto (seco, e com moderação :D).

FLAVONÓIDES

Este componente possui grande função vasodilatadora, antioxidante, anti-inflamatória e pode prevenir o crescimento de tumores. Encontrados em frutas cítricas como o limão, na soja, tomate, pimentão, cereja, salsinha, entre outros.

FIBRAS E BETA-GLUCANA

Possuem um papel importante no funcionamento intestinal, além de reduzirem os riscos de câncer de cólon devido a este benefício. São controladoras da glicemia, colesterol e causam saciedade ao ingerirmos, auxiliando na sua dieta. Aveia, cevada, centeio, casca de frutas, ervilha, feijão, são alguns exemplos onde as encontramos.

LICOPENO

Assim como as catequinas, o licopeno possui ação antioxidante, reduz o colesterol ruim (LDL) e atua na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial, o câncer de próstata. Encontrado em frutas e verduras avermelhadas como a goiaba vermelha, melancia, o pimentão vermelho, o tomate e seus derivados.

LIGNATAS

Podem inibir certos tipos de tumores. Estão contidas na linhaça e na noz moscada.

LUTEÍNA E ZEAXANTINA

Possuem ação antioxidante e são muito utilizadas na prevenção de doenças/alterações relacionadas a visão, como a catarata. Encontradas na laranja, mamão, pêssego, abóbora, gema do ovo, milho, ervilha mostarda, e verduras como brócolis, couve flor e de bruxelas, repolho, rúcula, espinafre, entre outros.

PREBIÓTICOS, FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS, INULINA

Tratam-se de substancias não metabolizados por nosso organismo, mas que sua presença auxilia de forma prebiótica, auxiliando na ativação da microflora intestinal, auxiliando em seu bom funcionamento, favorecendo a perda de peso, bem como manter a flora bacteriana de seu organismo saudável. Encontrados nos aspargos, alho, soja, feijão, na raiz de chicória, batata yacon, entre outros.

PROTEÍNA DA SOJA

Esta proteína trata-se de um poderoso aliado no combate dos sintomas da TPM e menopausa, auxilia na saúde dos ossos e pele, reduz o risco de doenças cardiovasculares, regula o nível de açúcar no sangue e o nível de colesterol ruim (LDL). Encontrada na soja e seus derivados.

SULFETOS ALÍLICOS

Encontrados no alho e na cebola, são super utilizados no controle do colesterol, da pressão sanguínea e aumento da imunidade, além de utilizados na prevenção de câncer gástrico.

Cuide da sua saúde!


Analisamos brevemente neste post alguns tipos de alimentos funcionais e  seus benefícios a nossa saúde. Além de oferecerem uma melhoria em todas as atividades de seu organismo, melhorando a sua saúde de uma forma geral, atuam no combate a doenças, aumento da imunidade, ou até mesmo em sua dieta. Seus benefícios somados poderão, inclusive, auxiliar em seu desempenho no treino! Lembrando que o acompanhamento com um nutricionista de sua confiança é fundamental para que as quantidades de cada alimento sejam aplicadas de forma correta, bem como instrui-lo de como você poderá aproveitar ao máximo cada um deles!

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que as informações sejam super úteis a seu dia! E não se esqueça de compartilhar conosco a sua opinião sobre o post!  

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