Benefícios em hidratar-se adequadamente
A água é um preciso recurso para as funções de nosso organismo. Saiba um pouquinho mais sobre, e utilize-a corretamente para manter seu corpo saudável!

Fala aí pessoal!

Nosso corpo é uma máquina perfeita, e altamente trabalhadora. Seja realizando qualquer tipo de exercício ou ação, em repouso, no emprego, em casa, realizando tarefas rotineiras fora de casa ou mesmo passeando, o organismo trabalhando duro nos bastidores para fazer toda esta mágica acontecer 😀. Consumindo calorias, gastando energia para manter as funções em constante funcionamento. Porém, tão importante quanto a ingestão delas, a hidratação é fundamental neste processo.


A água, compõe até 60% do peso total de um indivíduo adulto (80% crianças). Ela participa de praticamente todas as funções importantíssimas em nosso corpo, cujas principais podemos destacar algumas à seguir.

COMPÕE A ESTRUTURA CELULAR

Além de fazer parte da composição celular, possui função solvente para glicose, minerais, vitaminas e demais moléculas pequenas, além de tornar possíveis as funções/reações.

COMPÕE O PLASMA SANGUÍNEO

O sangue é responsável por realizar a entrega de nutrientes as células do corpo, atua na troca gasosa/respiração, no transporte de resíduos do metabolismo, coagulação e defesa de nosso organismo.

REGULAR A TEMPERATURA DO CORPO

Através do suor, o organismo realiza o controle da temperatura, eliminando água de nosso corpo e, com sua evaporação ao contato com meio externo, causa seu resfriamento. 

LIMPEZA/ HIDRATAÇÃO DE ÓRGÃOS

A água faz parte da composição das secreções, utilizadas para hidratação e proteção dos olhos, mucosas nasais, e órgãos em geral.

Quanto devo ingerir?

O organismo humano não possui uma capacidade eficiente para seu armazenamento adequado, utilizando-a sempre em seus processos e acentuando sua perda em atividades físicas através do suor, secreções, urina, etc. Para que seu corpo não sofra carência do líquido, é necessário hidratar-se diariamente. A quantidade de água a ser ingerida é calculada da seguinte forma: 35ml, multiplicados pelo peso corporal de cada indivíduo. Como exemplo, uma pessoa com 70Kg deve ingerir 2,45 Litros de água ao dia. E esta, pode ser obtida ao ingestão direta, de sucos, leite, frutas e vegetais diversos, yogurtes e preparações de alimentos que possuam água em sua composição, como sopas, por exemplo. Uma boa dica: Leve sempre uma garrafinha de água consigo!

Algum problema se não ingerir?


Caso não realize a ingestão adequada diária, além da desidratação, você poderá causar a seu organismo problemas como: prisão de ventre e problemas no processo de digestão, colesterol alto, diabetes, fadiga e problemas de pele. A sua não ingestão de forma severa, pode levar um ser humano a óbito entre 3 a 5 dias. Durante este período, o corpo irá compensar a ausência de água, drenando-a de órgãos/locais que possuem uma pequena reserva (olhos, gordura e músculos, por exemplo), para manter as funções vitais emergenciais em funcionamento, até seu total colapso.

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que as informações sejam super úteis a seu dia! E não se esqueça de compartilhar conosco a sua opinião sobre o post! 😀 

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