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DR Modas
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Ciclismo: Quais os benefícios a sua saúde e bem estar!
Andar de bike tornou-se uma grande tendência, recebendo cada vez mais praticantes a cada dia. Mas você sabe quais os benefícios que a prática desta modalidade pode trazer a saúde?

Fala aí pessoal!

Seja você um amante da natureza, atividades ao ar livre, ou alguém que procura manter a forma, a prática de bike pode ser uma excelente alternativa para mesclar todas estas características num único esporte.

Extremamente versátil, podendo ser praticada tanto em área externa quanto interna como em casa, ou em academias com as modalidades spinning, rpm, etc, a bike trata-se de um exercício aeróbico de alta intensidade, que permite a evolução do praticante, tanto em tempo de prática, quanto em carga suportada na pedalada. Normalmente estas características são mescladas em um tipo específico de exercício, cujo objetivo alcançado dependerá do praticante. 

Iniciante ou avançado, o ciclismo oferece muitos benefícios a saúde além da perda de peso. Podemos citar alguns exemplos abaixo:

  • Aumentar a capacidade cardiorespiratória: como um exercício aeróbico, a bike promove um aumento em sua capacidade cardiorespiratória, oferecendo mais fôlego, oxigenando seu corpo com mais eficácia e oferecendo mais resistência pulmonar e cardíaca.

  • Equilibra sua pressão arterial, equilibra a glicemia e o colesterol: atua diretamente no metabolismo, equilibrando a glicemia durante sua prática, equilibra sua pressão arterial, fortalecendo suas artérias e veias e é um importante aliado na queima do colesterol ruim (LDL).

  • Melhoria na circulação sanguínea: aumenta os batimentos cardíacos durante a prática, fazendo com que seu coração bombeie com mais intensidade e eficácia o sangue para as veias, promovendo maior oxigenação nos seus músculos e corpo como um todo.

  • Fortalece os músculos: devido a atividade dos músculos, em especial dos membros inferiores, promove o aumento de sua massa muscular. À medida que a carga e a intensidade aumentam, sua evolução poderá ser identificada.

  • Ajuda no bom funcionamento dos órgãos e pele: contribui diretamente no combate dos radicais livres, substâncias que promovem o envelhecimento dos tecidos. Além disso, aliada a uma dieta balanceada, promove o bom funcionamento do sistema digestivo, entre outros.

  • Reduz o estresse: a prática de exercícios físicos em geral promovem uma sensação de satisfação, leveza, bem estar. Aliado a um lindo cenário, ou a companhia de pessoas que amamos, tornam-se o melhor remédio para as mazelas da rotina diária!

Posso conciliar bike com musculação?

Sim, é possível. Porém, com o acompanhamento de um profissional e respeitando seu objetivo. Deve-se ter muito critério, pois o glicogênio, polissacarídeo encontrado nas células, cuja principal função é servir de reserva energética, é utilizado em ambas as atividades. Caso a intensidade seja alta no transcorrer de ambas atividades, a reserva de glicogênio é exaurida para a atividade muscular, prejudicando o desempenho do próximo exercício físico. Caso seu objetivo seja ganho de massa, a prática de bike deve ser realizada de forma moderada após o treino, de modo que a maior parte do glicogênio seja destinada ao treino inicial. Caso seu objetivo seja o condicionamento físico, poderá praticar o ciclismo antes do treino.

O que achou do conteúdo? A prática do ciclismo pode tornar-se uma hábito para você? Compartilhe sua experiência conosco! Até a próxima! 

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