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O alongamento e seus benefícios ao corpo
Muito se fala a respeito do alongamento, aliado a nossa prática diária de alguma modalidade esportiva, exercício físico, ou até mesmo para dar aquela “esticada no corpo”. Abordaremos neste post em quais ocasiões o alongamento torna-se seu aliado, e quais benefícios obteremos ao executá-lo!

Fala aí pessoal!

Devemos nos alongar antes ou depois da prática de exercícios físicos? Qual o momento ideal para realizar alongamentos? E para o dia a dia? Poderei evitar dores, ou ter uma qualidade de vida melhor realizando alongamentos periódicos? Muitas perguntas nos cercam em relação a este assunto, não é mesmo? Existem até os que preferem não realizá-lo. Para chegarmos até a resposta, precisamos contextualizar a prática. Vamos lá!

 
Durante nossas atividades diárias, nossos músculos sofrem com estímulos diferentes. Em atividade, é recrutada sua resistência, força e elasticidade, enquanto em momentos onde ficamos muito tempo parados, o músculo encolhe, atrofia em repouso. O alongamento é fundamental para ambos os casos, pois trata-se de um conjunto de exercícios que promovem o relaxamento, a mobilidade e a elasticidade muscular. Sua prática, além de promover estes benefícios, proporciona a retomada da extensão muscular total para seu estado original. 

Seja ao acordar, para relaxar seus músculos, para atividades de nível leve de esforço como uma caminhada, moderado ou até mesmo alto como a musculação, a realização do alongamento prévio prepara seus músculos para a execução da tarefa, oferecendo mais flexibilidade, amplitude e prevenindo lesões.

No caso da prática da musculação, devemos lembrar que um dos princípios do ganho de massa muscular é, justamente, o rompimento das fibras musculares e de sua expansão. Sendo assim, os alongamentos são úteis em um processo de aquecimento, promovendo mais flexibilidade e resistência. Já no período pós treino, deve ser realizado de forma extremamente moderada. Estudos comprovam que o alongamento nesta etapa, pode auxiliar no aumento dos micro-traumas musculares, que tratam-se do princípio do estímulo corporal para ganho de massa, que estimularão o corpo à regeneração das fibras musculares, promovendo a hipertrofia.


Abaixo, alguns exemplos de alongamentos que lhe ajudarão a se sentir melhor e realizar as tarefas do dia com mais leveza, segurança e flexibilidade!

Alongamento Completo para Iniciantes (Corpo Todo)

12 Alongamentos que você pode faezr em sua casa para queimar gordura.

Como fazer alongamento de posterior de coxa

Fácil realizar, mas com cuidado!

Mesmo que sejam atividades de simples realização, alguns detalhes como o controle da respiração durante sua execução, e não exagerar na amplitude do alongamento, são essenciais para a execução correta. No caso da amplitude, você poderá obter distensões, ou lesões importantes caso não faça da forma correta. E lembre-se: o acompanhamento de seu personal trainer/instrutor é fundamental neste processo! 

O que achou deste post? Compartilhe suas experiências conosco! Até a próxima!
 

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